Gaxetas
Define-se a gaxeta convencional como sendo um anel usualmente de borracha com lábio ou lábios que fazem a vedação de sistemas hidráulicos ou pneumáticos.
A Gaxeta é denominada de vedador automático por sua capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste ou do embolo.
A função das gaxetas é vedar sistemas de movimentos alternativos que fogem a capacidade de vedação dos o-rings, com a vantagem de apresentar excelente desempenho e desgaste mínimo pelo fato de a pressão sobre os lábios da gaxeta ser proporcional a pressão do fluido.
As gaxetas fazem vedação para sistemas de baixas e altas pressões, dependendo da dureza do material, modelo e perfil.
As gaxetas modelos U e L podem ser adaptadas a sistemas de duplo efeito, mas exigem alojamentos maiores que os vedadores de embolo, Consegue-se moldar alguns modelos de gaxeta em couro que são de grande eficiência em sistemas onde as superfícies deslizantes são ásperas.
Montagem
As gaxetas são montadas com os lábios de vedação voltados para o fluido a ser vedado e aconselha-se recobri-los com óleo ou graxa limpa para facilitar a montagem e manter os lábios da gaxeta lubrificados, principalmente para sistemas pneumáticos. Durante a montagem, se as gaxetas precisarem passar sobre roscas, furos radiais, canais etc., será indispensável o uso de dispositivos para evitar danos nos lábios de vedação da gaxeta.
Obs: As gaxetas são montadas com lábios de vedação voltados para o fluído.